Mais aprendizado

10 dicas práticas para usar o LinkedIn de forma profissional

As regras de etiqueta do universo corporativo são bastante conhecidas por qualquer indivíduo bem informado na nossa geração — sempre envie um cartão de agradecimento, não coloque os cotovelos sobre a mesa, segure a porta para outras pessoas entrarem, etc. No entanto, as mídias sociais aparentemente têm complicado as coisas. As mesmas regras não ajudam muito quando se trata de etiqueta no ambiente digital, especialmente, quando se deve ser mais profissional do que quando você apenas está online para postar fotos no Instagram.

É por isto que eu decidi escrever este artigo com dez dicas práticas para todos que desejam ser mais assertivos em construir uma boa imagem no LinkedIn (onde o cartão de visita é dispensável).

Vamos para as dicas:

1. Conecte com as pessoas na mesma hora

Pode ser considerado desesperador enviar uma solicitação de amizade no Facebook logo depois que você conhece uma pessoa. Mas, no LinkedIn a regra é diferente. Logo após conversar com alguém por 10 minutos em uma conferência, solicite para se conectarem. Quanto mais você esperar, mais provável é que essa pessoa já não se lembre de você.

2. Personalize a solicitação para conexão

Se há algo mais importante para aprender neste artigo é sobre a personalização de pedidos para conexão. Você até pode achar normal receber um daqueles convites padrão dizendo algo como: “Eu gostaria de me conectar com você no LinkedIn”. Na maioria das vezes, aquele profissional apenas aceitará o seu pedido para conexão se não receber a mesma mensagem padrão, simplesmente, porque as mensagens personalizadas fazem as pessoas darem mais importância.

3. Use o LinkedIn como alternativa para entrevistas 

Se você está se aproximando de alguém que é muito, muito ocupado, ou que seja improvável que ela tenha tempo para uma entrevista presencial, considere o envio de uma mensagem pelo LinkedIn indo direto ao ponto. É provável que você receba uma resposta pela metade do tempo. Essa conversa até pode evoluir para uma entrevista real.

Veja o exemplo abaixo da mensagem que você poderia enviar.

Prezada pessoa influente,

Seu trabalho para a empresa X é diferente de qualquer marketing de conteúdo que eu já vi antes. Se você tem um momento, poderia me dizer como é construir conteúdo personalizado para as marcas de alto perfil, como Pepsi e CitiBank? Especificamente, como você mantém a integridade editorial ao realizar os objetivos do cliente? Estou me preparando para aplicar estratégias de marketing de conteúdo e gostaria de receber quaisquer dicas que você possa dar.

Muito obrigada,

{Sua assinatura}

4. Conecte-se com recrutadores

Se você está procurando um emprego, um dos primeiros passos que você deve tomar é encontrar recrutadores em sua indústria e se conectar com eles. Em seu pedido de conexão, explique que você está buscando novas oportunidades e adoraria se eles pudessem informar sobre as vagas relevantes, de acordo com o seu perfil. Você também pode explicar que ficaria feliz em compartilhar vagas em sua rede, caso o recrutador precise de candidatos a outros cargos.

[RELACIONADO] Por que eu desisti de procurar trabalho e não me arrependo disto

5. Conecte-se com quem trabalha na empresa dos seus sonhos

Você já deve ter ouvido falar que a melhor maneira de ser notado por uma empresa é por meio de uma referência. O LinkedIn pode ajudá-lo nisso. Primeiro, procure pelo nome da empresa, depois refine a pesquisa para ver seus funcionários atuais. Se você tem uma conexão de primeiro grau, ótimo. Peça logo a referência. Caso tenha apenas conexões de segundo grau com tal empresa, entre em contato com a conexão mútua e peça-lhe para que te apresente. Mesmo sem conexões em comum, você pode conectar-se por meio de grupos do LinkedIn.

6. Desligue sua atividade quando você estiver atualizando o seu perfil

Enquanto está revisando o seu perfil, você não deveria bombardear suas conexões com dezenas de atualizações. Vá para a página “Configurações” (clicando em sua foto no canto superior direito) e encontre a opção “Ligar / desligar suas transmissões de atividade” embaixo dos controles de privacidade.

7. Parabenize as pessoas quando elas atualizam o cargo

No lado superior direito da página inicial, há uma caixa onde o LinkedIn mostra as suas conexões que adicionaram recentemente novos cargos, estão comemorado um aniversário de trabalho, ou mudaram a foto de perfil. É tentador simplesmente “curtir” ou escrever um rápido “Parabéns”. Mas, assim você não estará fazendo nenhum favor a si mesmo em termos de networking. Dedique algum tempo para escrever um comentário — isso dará uma boa impressão para a pessoa que recebe e para todos as demais conexões que lêem os comentários na linha do tempo.

[RELACIONADO] Calma — aos 20 e poucos anos de idade você dificilmente será um CEO

8. Responda a pedidos de recomendação de quem você não conhece

Não é tão incomum que desconhecidos possam te pedir para elogiar o trabalho deles — você pode simplesmente ignorá-los.

Em vez disso, seja respeitoso e diga algo como:

Prezado (nome da pessoa),

Compreendo que você valoriza a minha opinião o suficiente para me pedir um pedido de recomendação. Infelizmente, mantenho uma política de escrita de recomendações apenas para as pessoas com quem eu já trabalhei de perto. Se eu tiver a chance de fazer isso, ficaria mais do que feliz em recomendar-lhe.

Por favor, deixe-me saber se há mais alguma coisa em que eu possa ajudar.

Att.,

{Sua assinatura}

9. Dê recomendações quando puder

Faça questão de ir aos perfis de seus colegas de trabalho periodicamente para verificar quais habilidades eles agregaram a seus perfis. Se você assistiu a um colega dar uma apresentação surpreendente, recomende-o para as habilidades de uso do “PowerPoint” e “falar em público”. Isso incentivará o mesmo colega a dar recomendações sobre as competências que ele reconheça em você. É claro que você não deve recomendar qualquer um só porque ele te recomendou. A regra é recomendar as pessoas pelas competências que você sabe que elas têm, caso contrário todo o sistema será inútil.

10. Seja generoso ao recomendar

Ser generoso não quer dizer ir além da verdade, mas dar o máximo de recomendações que puder. Você pode se sentir ocupado demais para responder a todos os pedidos de recomendação que recebe. No entanto, se você dedica o seu tempo para escrever, você não deve se sentir envergonhado em pedir para que aquele profissional também te recomende.

Que outras dicas poderiam ser adicionadas a essa lista? Deixe suas recomendações nos comentários abaixo!

Deixe um comentário