Mais bem-estar

13 formas realistas de reduzir o estresse e levar uma vida menos agitada

Se você está em meio a uma transição de carreira, mudando-se para um novo lar, lidando com a doença de um ente querido, ou sentindo-se sobrecarregado pelas centenas de atividades no seu dia-a-dia, o estresse é uma parte inevitável da sua vida. É um estado que chega tão frequentemente quanto o Instagram atualiza a sua linha do tempo — mas também é algo que podemos gerenciar facilmente com algumas estratégias à prova de falhas.

Ao invés de avançar com a cabeça para baixo, apenas esperando que tudo isso passe, tente implementar estes conselhos para trazer mais calma à sua vida.

1. Bloqueie o tempo na sua agenda

O bloqueio de tempo consiste em designar uma quantidade específica de tempo para cada tarefa que você deve realizar ao longo do dia. Por exemplo, você pode dar-se 30 minutos para responder e-mails, 20 minutos para discutir uma nova ideia para o seu projeto com um colega, e duas horas para finalizar a apresentação que o seu chefe pediu para você preparar.

E isso não se aplica só para um trabalho formal.

A melhor coisa sobre essa estratégia é que ela se concentra no progresso da tarefa, não na conclusão, tornando o seu trabalho muito mais flexível e sendo mais acessível como uma ferramenta de gestão de tempo.

2. Elimine a bagunça que está te atrapalhando

Em vez de fazer metas elevadas para eliminar toda a bagunça da sua casa, ao estilo Kondo, concentre-se em apenas uma área problemática.

Qual parte da sua casa está te causando maior ansiedade? É o armário que você não pode abrir por medo de cair uma avalanche de materiais de escritório e de casacos antigos? Ou, talvez seja a bancada do banheiro, que você não pode mais ver porque está cheia de maquiagem e garrafas de loção semi-usadas?

Tudo o que o irrita deve ser eliminado, para que você possa se sentir mais calmo e mais produtivo em seu espaço.

3. Dê um passo de cada vez

Não importa quão pequeno ou aparentemente fácil seja fazer isso, dê um passo de cada vez.

Se os seus irmãos o o convocaram para planejar a festa de aniversário de 60 anos da sua mãe, não se amedronte pensando em tudo o que você precisa fazer antes do grande dia. Em vez disso, divida a sua tarefa em etapas: discuta o orçamento com seus irmãos, pesquise locais de restaurantes online, faça uma lista de possíveis convidados, e assim por diante.

[RELACIONADO] Como eu transformei a minha vida em apenas um ano

4. Faça planos com seus amigos 

Não importa o quão caótica a sua agenda pareça ser, tomar um tempo para se conectar com as pessoas que o fazem mais feliz nunca é um desperdício.

https://thaisbrulinger.com/como-eu-transformei-a-minha-vida-em-apenas-um-ano/

Compartilhe um jantar, vá para o supermercado juntos ou façam uma caminhada apenas para conversar. Esse tempo de qualidade, em boa companhia, ajuda a fortalecer os seus relacionamentos e recarrega as suas energias.

Além disso, falar com um amigo sobre os problemas que você pode estar enfrentando é uma ótima maneira de ganhar alguma perspectiva externa para aliviar o seu estresse.

5. Passe um tempo fora a cada dia

Uma dose de ar fresco é uma das melhores maneiras de levantar instantaneamente o seu humor, especialmente se o seu trabalho ou rotina diária mantém você preso dentro de luzes artificiais por mais de um terço do dia.

Dê uma volta logo depois de acordar, leve seu almoço para um parque ou apenas assista ao pôr do sol.

Você não precisa se complicar por isso, apenas tome uma boa dose de ar livre diariamente.

6. Desenvolva uma rotina noturna relaxante

Em vez de assistir a oito episódios consecutivos do seu seriado favorito ou verificar todas as linhas do tempo nas mídias sociais, planeje melhor sobre como você vai investir as suas horas no final do dia.

Aproveite esse tempo para preparar-se para o dia seguinte. Enquanto você ainda tem energia, prepare o almoço de amanhã, separe as suas roupas e organize a sua lista de tarefas. Feito isso, relaxe.

Faça um alongamento, tome um banho, ouça alguma música — qualquer coisa que seja relaxante.

7. Torne o seu sono não negociável

Se você reconhece que o seu corpo pode precisar de oito horas de sono todas as noites, comprometa-se com isso.

Não faça desculpas, dizendo a si mesmo que você precisa trabalhar até mais tarde, ou que não conseguiu dormir por outra razão qualquer. Vá para a cama mais cedo e realmente desperte com o seu alarme pela manhã.

8. Acorde 30 minutos mais cedo

Em vez de passar 30 minutos debaixo dos seus lençóis rolando pelas mídias sociais, saia da cama e use esse tempo extra para fazer algo que te faça sentir mais produtivo, rejuvenescido e preparado para assumir o seu dia.

Photo by Alexandra Gorn on Unsplash

Medite, pratique uma rápida sessão de exercícios, leia as notícias enquanto toma o seu café da manhã ou, simplesmente, prepare-se para o seu dia sem pressa.

9. Mantenha a sua lista de tarefas flexível

Em vez de criar uma lista de tudo o que você gostaria de fazer (e, provavelmente, não tem tempo), mantenha uma lista de tarefas realista.

Limite-a às coisas mais importantes que você precisa realizar a cada dia, e deixe um espaço para tarefas inesperadas que possam surgir, como programar compromissos médicos ou ir ao supermercado.

Se você não for capaz de realizar tudo, não se abale. Pense em sua lista de tarefas como o esboço para mantê-lo no bom caminho, mas que esse esboço seja ajustável.

[RELACIONADO] Como transformar os seus hábitos para encontrar horas extras no seu dia

10. Diga “não” com mais frequência 

Comece a dizer “não” para as coisas que você não tem interesse nem tempo. Pode ser o convite para o happy hour que você recebeu em menos de 24 horas ou um projeto paralelo que você não poderia entregar a tempo.

Aprenda a fazer isso de forma respeitosa e firme. Essa é uma habilidade que não só lhe dará confiança para gerenciar melhor o seu tempo, como também lhe dará mais liberdade para dizer “sim” às coisas que realmente interessam a você.

[RELACIONADO] O que todas as pessoas que não sabem dizer não deveriam saber.

11. Pratique alguma atividade física diariamente 

Com uma agenda cheia, você pode pensar que a atividade física apenas o impedirá de seguir a sua lista de tarefas ou que isso diminuirá a sua velocidade — mas, na verdade, o contrário é verdadeiro.

Uma sessão rápida de atividade física aumenta os seus níveis de energia e humor, e permite que você canalize o seu estresse e ansiedade de forma saudável.

Ao se manter ativo é mais provável que você se mantenha produtivo e focado ao longo do dia.

12. Programe algum tempo de lazer

Como exercitar-se ou comer bem, relaxar é um componente chave para cuidar de si mesmo.

Photo by Ishan @seefromthesky on Unsplash

Programar e realmente tomar algum tempo para o seu lazer te deixará muito mais energizado e mentalmente preparado para enfrentar os inevitáveis ​​problemas e aborrecimentos que aparecem ao longo da semana.

Você não precisa necessariamente de um dia de spa ou de um fim de semana na praia — embora essas possam ser boas ideias. Apenas algumas horas para uma atividade que você desfruta podem produzir o mesmo efeito.

13. Pare de documentar tudo e comece a viver

Tão divertido quanto as mídias sociais possam ser, passar muito tempo online pode deixar você sentindo mais estresse.

Comprometa-se a desligar o seu telefone ou o deixe distante por alguns momentos a cada dia. Pode ser divertido reviver suas memórias com seus amigos através de fotos e vídeos no Instagram e no Facebook, mas é ainda mais especial aproveitar plenamente as suas experiências enquanto elas estão acontecendo.

De que outras maneiras você poderia reduzir o estresse e tornar a sua vida menos agitada? Comente logo abaixo.

Deixe um comentário