Experiências da vida real

15 formas criativas de ganhar dinheiro extra — sem apostar na loteria

Controlar os seus gastos é um aspecto importante quando se trata de viver com pouco dinheiro. Neste caso, a ênfase está em reduzir as despesas para chegar ao fim do mês sem dívidas. Mas, e se eu te dissesse que existe outra maneira de ter mais dinheiro e liberdade financeira? — e não estou falando em apostar na loteria!

Sim, reduzir as despesas é um ótimo lugar para começar, mas ganhar dinheiro extra não só lhe dará a liberdade financeira que você procura, como também te permitirá manter o seu estilo de vida atual.

[RELACIONADO] Por que trabalhamos tanto?

Veja neste artigo 15 maneiras criativas e realizáveis de ganhar dinheiro extra.

1. Vender as suas roupas 

Se você é como a maioria das pessoas que eu conheço, é provavel que você tenha uma pilha de roupas que foram usadas apenas uma ou duas vezes no fundo do seu roupeiro.

Revise a condição dessas peças, faça algumas fotos e publique em grupos de venda no Facebook, ou em qualquer outra página que possa te ajudar na tarefa de promoção.

Vender as suas roupas dessa forma é uma das maneiras mais rápidas de ganhar dinheiro, além de deixar a sua vida mais organizada e com mais espaço para o que importa.

2. Vender as suas fotos

A sua família sempre recorre a você para fazer as fotos nos aniversários dos seus subrinhos? Um dos seus hobbies é passar o dia fotografando o seu prato de comida, o seu cachorro ou o pôr do sol?

Photo by Joseph Chan on Unsplash

Se você respondeu sim a, pelo menos, uma dessas perguntas, você pode vender as suas melhores fotos para agências como Shutterstock, iStock, Adobe e outras similares.

A maioria de empresas neste ramo trabalha em uma base de download, assim você recebe uma porcentagem a cada vez que alguém faz o download de uma imagem que você fotografou.

Não importa se você é profissional ou novato; você tem chances de ganhar dinheiro fazendo isso.

3. Alugar um quarto

Se você tem um quarto livre em sua casa e quer ganhar uma renda extra, considere alugá-lo por meio de alternativas de locação tão práticas como o Airbnb.

Agora, se você for passar muito tempo fora de casa, considere também alugar todo o seu imóvel. Imagine usar estes ganhos para financiar as suas aventuras na estrada?

E não se preocupe, porque existem proteções de segurança que o ajudam a tornar esta opção menos aterrorizante do que você poderia pensar que é.

4. Monetizar o seu talento

Você tem talento para escrever?

Se assim for, existem inúmeras maneiras de monetizar o seu talento.

Mesmo que você não tenha escrito nenhum bestseller ou trabalhado para uma agência de redação internacional, você pode fazer algum dinheiro online revisando artigos, traduzindo ou tomando alguns trabalhos freelances aqui e ali.

[RELACIONADO] Como escrever e publicar um livro de autoajuda em apenas 30 dias

Tente aplicar este princípio para monetizar qualquer que seja o seu talento.

5. Dar classes online

Não importa se você está começando uma carreira ou já se tornou um profissional experiente, há algo em que você é bom!

Photo by Sam McGhee on Unsplash

Estou afirmando isso porque, mesmo que seja algo para o qual você nunca obteve crédito, é provável que você tenha uma habilidade que outras pessoas valorizem.

Usar essa habilidade para fazer alguma renda extra é possível graças a uma infinidade de plataformas. Veja o SkillShare, Udemy e Teachable.com como exemplos.

Muitos especialistas usam isso como uma maneira lucrativa de ganhar renda passiva, mas você não precisa ser um especialista para aproveitar esta opção.

6. Ser babá para profissionais ocupados

Cuidar de crianças pode parecer óbvio quando se trata de ganhar algum dinheiro extra, mas você pode pensar que não tem habilidades para isso.

Se for assim, converse com pais que você conhece e que sabe que levam uma vida extremamente agitada. Eles provavelmente te dirão que não se lembram da última vez que puderam desfrutar uma noite tranquila.

Oferecer seus serviços para essa nicho não só será um empreendimento lucrativo, como pode ser um trabalho fácil de se fazer, porque as chances são de que você apenas ficará sentado em casa enquanto as crianças dormem.

Se você tem uma vasta experiência em cuidados infantis, melhor ainda!

7. Ser um cliente oculto

Se você tem uma ótima lembrança, pode prestar atenção aos detalhes e informar sobre o que vê e experimenta, então ganhar dinheiro como um cliente oculto pode ser o ideal para você.

Fazer isso pode ser tão simples quanto registrar-se com uma empresa que fornece esse serviço, e depois você frequenta diferentes lojas e relata sobre a sua experiência como cliente. Você é pago ao dar a sua opinião.

Enquanto você está nisso, ainda pode desfrutar de refeições gratuitas, viagens, compras ou outras regalias oferecidas pelo contratante.

Você não ganhará apenas regalias e dinheiro extra, mas também ajudará a definir como clientes reais devem ser tratados.

8. Ser pago para ouvir música

Se você ama música, vai gostar dessa alternativa!

Basta dirigir-se a sites como o Slicethepie.com e começar a revisar artistas e bandas para ganhar dinheiro extra.

Photo by Austin Neill on Unsplash

O seu pagamento por revisão baseia-se na qualidade das revisões que você conclui no site, por isso pode levar um certo tempo para criar sua reputação. Mas, de acordo com a Slicethepie, “quanto melhor for sua revisão, maior será o pagamento”.

O mesmo site também oferece um programa de referência onde, se algum de seus amigos se inscrever usando seu código de referência, você receberá um bônus por cada revisão que eles fizerem.

9. Realizar venda direta

Empresas como a Avon, Polishop e Mary Kay permitem que você inicie seu próprio negócio com um baixo investimento.

Tornar-se um representante de vendas para uma empresa assim é uma das maneiras mais fáceis de ganhar dinheiro extra, especialmente se você está vendendo algo que você usa ou ama.

10. Dirigir para outras pessoas

Você pode realmente fazer uma boa grana tornando-se um motorista para o Uber, por exemplo.

Agora, se uma vida na estrada não é o que você está procurando, dirigir ocasionalmente para outras pessoas ainda pode te dar o impulso necessário em suas finanças enquanto você trabalha a tempo parcial.

Estude as alternativas a comece a trabalhar.

Quais são outras maneiras criativas de ganhar dinheiro extra que você poderia adicionar? Suas recomendacões serão bem-vindas nos comentários abaixo!

Deixe um comentário