Mais bem-estar

18 maneiras fáceis de transformar a sua vida para melhor em 2018

O ano acaba de começar e você teve mais um dia daqueles? Sabe o tipo de dia que estou falando — quando você nem pode parar para tomar o seu café da manhã; quando o trânsito está horrível e você toma o dobro do tempo usual para chegar ao trabalho, ou quando você chega 30 minutos atrasado na principal reunião do dia. Ainda, quando você chega do trabalho e sente que não teve tempo para as coisas mais importantes, muito menos para você mesmo.

Não há como negar — o estresse é parte da vida cotidiana e isso pode afetar a nossa saúde a longo prazo. Nós sabemos disso e acabamos devorando mais livros de autoajuda ou criando novas metas, apenas para ficar ainda mais estressados.

Se você concorda comigo, veja aqui algumas maneiras mais eficazes para lidar com o estresse ​​e finalmente se recalibrar, para que você possa se sentir melhor hoje, amanhã e nos próximos 360 e poucos dias.

1. Faça chamadas breves para seus amigos e entes queridos

Dedicar tempo para ver amigos ou familiares no decorrer de uma semana pode ser complicado e, até mesmo, impossível.

[RELACIONADO] O que fazer quando você percebe que ninguém se importa com você

Em vez de preocupar-se com isso, dê um rápido telefonema para dizer “oi”, pergunte se tudo está bem e deseje-lhes sorte para um projeto ou evento importante.

Alguns minutos de conversa com alguma pessoa querida pode animar o seu dia, sem roubar todo o seu tempo.

2. Simplifique o seu ambiente

Todos sabemos que organizar o espaço onde você gasta a maior parte do seu tempo — seja no trabalho ou em casa — traz inúmeros benefícios estéticos, emocionais e mentais.

bench-accounting-49909

[RELACIONADO] 6 passos fáceis para tornar a sua vida mais simples

Dedique uma manhã em um dos próximos fins de semana para classificar as suas roupas, livros, sapatos ou papéis, e determinar o que você deseja manter. Então, livre-se de tudo o que você não ama ou que não usa em uma base regular.

Manter apenas os itens que trazem alegria e utilidade para a sua vida tornarão o seu armário, mesa ou casa muito mais convidativos. Além disso, você renovará as suas energias depois de descartar os itens que pesavam, tanto literal como figurativamente.

3. Reclame apenas quando você puder oferecer uma solução

Todos precisamos reclamar, mas reclamar por reclamar é contraproducente — você apenas está alimentando seus pensamentos com negatividade, ao invés de oferecer uma solução.

A sua conexão com a Internet é muito lenta? Faça um telefonema para o seu provedor para que o problema seja resolvido.

O trânsito no caminho para o trabalho é terrível? Saia mais cedo ou siga uma rota diferente.

A maioria dos problemas pode ser facilmente corrigida. Se você não consegue encontrar uma solução, a situação provavelmente está fora do seu controle e reclamar não fará nenhuma diferença.

4. Olhe  nos olhos enquanto fala com alguém 

Manter contato visual pode ser mais fácil quando você está ouvindo, mas tente fazer o mesmo enquanto você fala também.

O contato visual cria confiança e promove uma conexão entre as pessoas em uma conversa. Isso também faz com que você pareça mais auto consciente e seguro de si mesmo.

5. Deixe a sua cozinha limpa em 5 minutos

Em apenas cinco minutos, você pode tirar o lixo, limpar o balcão, jogar fora qualquer item vencido na geladeira, lavar a louça, varrer as migalhas de pão, etc.

Estudos mostram que manter a sua cozinha arrumada pode reduzir os níveis de estresse e resultar em perda de peso.

Limpar durante cinco minutos todos os dias é muito mais fácil do que gastar um sábado esfregando seus balcões e pisos.

6. Experimente uma nova atividade

Talvez você queira visitar aquela nova cafeteria; aprender a tocar violão; planejar uma viagem ao exterior; praticar ioga pela primeira vez — seja lá o for, faça isso.

Photo by Tim Stief on Unsplash

Experimentar coisas novas leva ao aumento da produtividade, da criatividade e de novas perspectivas. No mínimo, isso poderia criar uma história interessante.

7. Pratique a auto compaixão

Observe seus hábitos, comportamentos e processos de pensamento — você é gentil consigo mesmo?

Se não for, tente identificar o por quê e, quando isso acontece,  faça o seu melhor para ter mais compaixão por si mesmo.

Poderia ser uma decisão tão simples como dizer “não” a um compromisso e dedicar o mesmo tempo para que você possa relaxar com um livro e um copo de vinho no seu sofá.

8. Faça algum exercício físico regular

Seja correr, caminhar para o trabalho, jogar basquete, ir para a academia ou cortar o gramado — faça alguma atividade que requeira o movimento do seu corpo, todos os dias.

Permanecer ativo tem benefícios físicos infinitos, além de aumentar a produção de endorfinas, fazendo com que você se sinta mais feliz logo depois da prática.

9. Defina um gasto que você pode eliminar

Você pode desativar aquela inscrição automática que está inutilizada?

Você consegue eliminar o seu pedicure mensal?

Você pode cortar sua conta de happy hour ao meio?

Faça o seu melhor para encontrar algo que não tenha um grande impacto no seu nível de felicidade e elimine. As possibilidades são que você nem sentirá falta daquilo. De quebra, agora você terá dinheiro extra para fazer coisas que te deixam mais feliz.

10. Mantenha um jornal de gratidão

Se você tem alguns minutos no seu dia (e eu sei que você tem) anote três coisas pelas quais você é grato.

Photo by Carli Jeen on Unsplash

Dedicar esse tempo permite que você se concentre mais no que você tem tem, em vez de focar-se no que você não tem.

Aproveite este mesmo jornal para registrar tudo, incluso o seu projeto de vida. O motivo? Estudos mostraram que quando você transcreve o seu propósito de vida isso pode torná-lo menos intimidante e mais alcançável.

11. Leia um livro, em vez de navegar na internet

Da próxima vez que você tiver meia hora livre no seu dia, leia um livro, em vez de desperdiçar esse tempo nas mídias sociais.

[RELACIONADO] 3 razões um tanto óbvias para limitar as distrações digitais da sua vida

Participar de uma história ou ideia, ao invés de saltar entre centenas de imagens e notícias irrelevantes, ajuda a sua mente a acalmar-se, concentrar-se e ser mais presente.

12. Diga “por favor” e “obrigado”, com mais intenção 

As boas maneiras são cruciais na criação de um ambiente positivo. Ser sincero ao fazer isso é ainda melhor, porque a bondade genuína que você oferece aos outros virá em troca.

Segure a porta para um estranho, agradeça as pessoas por seus esforços, diga “por favor” quando você pede seu café da manhã e sorria. Depois me conte o que acontece!

13. Concentre a sua atenção plena em cada tarefa

A multitarefa apenas mata a produtividade — realizamos menos e nos sentimos mais estressados ​​no processo.

[RELACIONADO] A arte de fazer uma coisa de cada vez e como lidar com o desafio de ser multitarefa

Esteja atento quando seus pensamentos se desviam da tarefa em questão — você já está se preocupando com a próxima coisa em sua lista de tarefas? Ou, talvez, você esteja respondendo a mensagens de grupo ao tentar enviar e-mails de trabalho? Se for assim, é hora de respirar e deixar o seu telefone em modo “não perturbe”.

14. Arrume a sua cama quando acorda

Isso leva menos de dois minutos — se demorar mais, livre-se de seus travesseiros extra!

Photo by Ali Inay on Unsplash

Deitar-se em uma cama bem-feita no final do dia te dará mais tranquilidade do que encontrar um lençol enrugado em meios aos cobertores para cobrir-se.

15. Pense duas vezes antes de falar

As palavras têm um poder imenso. Há consequências reais em quaisquer suposições ou julgamentos sobre as pessoas.

Então, antes de falar, questione-se “o que eu estou prestes a dizer é verdade? É gentil? É necessário?” Se o você quer dizer que não tem base na realidade, se é doloroso, ou se é irrelevante, permaneça calado.

16. Beba um copo de água quando você acorda

Hidrate-se!

Seja fria, quente, com limão, com mel — beber um copo de água pela manhã tem uma capacidade de revigorar, melhorar o seu metabolismo, ajudar o seu corpo a eliminar as toxinas e tornar mais fácil continuar bebendo água durante o dia.

17. Elogie, sem esperar nada em troca

A ideia de que os elogios apenas dão às pessoas um senso inflado de autoestima é ridícula.

Os seres humanos precisam de reforço positivo e palavras de afirmação para se sentirem conectados. Então, seja generoso com os seus elogios.

Se você gosta da roupa de seu colega de trabalho, diga a ele. Se você estiver admirando o senso de humor do seu irmão, informe-o.

Compartilhar seus pensamentos gentis é a maneira mais fácil e rápida de impactar positivamente o dia de alguém e, como resposta, impactará o seu dia também.

18. Faça mais tempo para o que você ama

Faça tempo e espaço em sua vida para atividades que você gosta. Dê permissão para perseguir os seus interesses e cultivar as suas paixões, sem culpa ou medo.

Poderia ser tão simples como investir 30 minutos, todos os sábados, lendo. Ou então dedicar uma tarde inteira para finalizar um projeto pessoal.

Dedicar tempo para experimentar as coisas que você ama, não apenas te trará mais alegria, mas também te dará mais propósito e uma maior sensação de realização.

Além disso, fazer coisas que trazem valor e significado para a sua vida tornam mais fácil lidar com quaisquer contratempos e dificuldades.

Quais pequenas mudanças você planeja fazer neste ano para melhorar a sua vida no dia-a-dia? Compartilhe nos comentários abaixo!

um comentário

Deixe um comentário