Maternidade Sentimentos

Para minha filha em seu segundo aniversário

Filhinha,

Eu não posso acreditar que você está completando dois anos de idade hoje. Esses dois anos passaram voando e, ao mesmo instante, foram intensos, e eu sei que você vai concordar comigo sobre o quanto evoluímos juntas ao mesmo tempo.

Eu estou escrevendo aqui — embora ainda leve algum tempo até que você aprenda a interpretar essa mensagem escrita — porque eu quero transcrever os meus desejos para você neste momento tão especial da sua e da minha vida.

Primeiro, deixe-me colocar que eu percebo o quanto você sempre está tão orgulhosa sobre o seu corpo — apontando para a sua linda barriga, feliz em ver o seu reflexo no espelho. Esse é o seu corpo — ainda que você cresça e ele se transforme com você — então continue o amando.

Espero que você sempre expresse suas emoções da mesma maneira que faz hoje — rindo quando você está alegre, insistindo quando você discorda ou quer qualquer coisa, ou chorando quando você está triste. Sinta tudo e deixe os seus sentimentos fluírem!

Continue deixando as coisas que não importam para trás. Como você sabe, na maioria das vezes, as coisas sobre as quais nos irritamos realmente não são importantes. Saiba que enquanto você faz isso, você me lembra de deixar as coisas insignificantes também.

Do mesmo modo, continue a exclamar “uau” quando testemunhar algo excitante à sua volta. O nosso entorno está cheio de beleza, e eu espero que você sempre perceba tudo isso da maneira que você faz agora.

Também desejo que você continue a acreditar na magia. Nosso mundo está cheio disso e eu sei que você a encontra todos os dias nos pequenos e belos momentos que compartilhamos. 

Continue pedindo ajuda quando precisar. Eu sei que poderá não ser tão fácil pedir e obter ajuda na medida em que você se torna adulta, mas é importante pedir. Mesmo que eu pareça irritada quando te ouço dizendo “mamá, mamá!?” pela décima vez, eu ainda quero que você peça ajuda.

Pedir ajuda demonstra a sua coragem e pode contribuir para que você vá ainda mais longe.

Continue compartilhando o que é seu, porque compartilhar é a chave para conexão com familiares, amigos e outras pessoas significativas. Eu sei que não é fácil por enquanto, e que compartilhar pode parecer ainda mais difícil quando as crianças ao seu redor também precisam aprender a fazer o mesmo. Mas, continue trabalhando nisso.

Por favor, nunca pare de sorrir para estranhos e dizer “halo!”, exatamente da forma que você costuma fazer. Você não faz ideia do quanto pode estar “fazendo o dia de alguém”.

Continue a desfrutar do ar livre. Eu vejo como o ar fresco a desperta e o sol a faz sorrir. Infelizmente, muitos entre nós adultos perdemos essa capacidade de desfrutar à medida que envelhecemos. Desfrute desse sentimento e continue fazendo o mesmo.

Agora, há uma parte em mim que espera que você se mantenha sempre tão inocente. Outra parte, espera que você arrisque mais e mais. Desejo que você mantenha essa inocência enquanto também mantém a sua coragem para descobrir o novo.

Continue a devorar os livros da maneira que você faz agora. Perca-se neles. Quem disse que os seus livros precisam se manter intactos? Eu sei bem que não há nada como uma boa história e você sabe bem como aproveitar cada uma delas ao máximo.

Durante os momentos em que você ignora o que eu lhe digo, olhando para mim com seus pequenos olhos desafiadores, há uma parte de mim que quer te dizer para sempre se defender assim. Continue usando sua voz para expressar os seus desejos. 

Mais do que tudo, saiba que eu te amo, de uma forma singular, infinita e profunda.

Que você tenha um feliz aniversário e que eu possa celebrar a alegria que você me trouxe durante o dia de hoje e em todos os dias de nossas vidas. 

Um abraço infinito e muitos “tickle, tickles”!!!

Mamãe

One comment

Deixe um comentário