Você sabe qual é o seu por quê? Você já parou para pensar sobre o que o move a fazer o que você faz, ou a ser quem você é? Aqui está uma chance para refletir um pouco mais sobre isso, se você não tem feito o mesmo ultimamente. Essa reflexão também pode ser o ponta pé para a escrita da declaração de missão da sua vida.
Antes de mais nada, deixe-me explicar outro por que: o por quê você deveria ter bem clara a sua missão de vida, assim como eu relatei sobre a minha no primeiro artigo deste blog.
[RELACIONADO] O começo e a minha missão
Escrever uma declaração de missão para a sua vida é tão importante para o seu sucesso, mas você pode simplesmente a ter ignorado por todo esse tempo.
Enquanto escrever esse tipo de declaração pode ajudá-lo a encontrar a satisfação e a felicidade mais rápido, fazer isso também pode ajudá-lo a escrever sua declaração de missão pessoal para a faculdade ou uma declaração de missão para a sua empresa, se você é um empresário.
Isso mesmo, também deveríamos escrever declarações de missão para mostrar aos consumidores o coração e a alma dos nossos negócios. Uma declaração de missão assim revela o “por que” da empresa, e permite que as pessoas construam um relacionamento com a marca. A mesma declaração une os funcionários, ela os liga com os consumidores e atua como um guia em todas as circunstáncias.
Ao se inscrever para a faculdade, escrevemos uma “declaração pessoal” semelhante a uma declaração de missão dos negócios, mas desta vez para conectar o departamento de admissões ao nosso coração e alma e mostramos por que escolhemos aquele campus.
O que devemos incluir em nossa declaração de missão
Quando se trata da nossa vida fora do ambiente acadêmico e profissional, somos constantemente convidados a mostrar o nosso “por quê”:
- Por que você deve ser considerado?
- Por que devemos ouvir você?
- Por que devemos querer nos conectar com você e criar um relacionamento?
Estes são os seus princípios. Simples assim.
Por que temos dificuldade em colocar a nossa missão no papel
Enquanto escrever uma declaração de missão é tão importante, eu ainda vejo que muitas pessoas lutam para identificar o seu “por que” na vida e colocá-lo em palavras.
Você pode se sentir confuso sobre o seu “por que”, ao se sentir sobrecarregado, ansioso ou como se estivesse trancado no mesmo local sem chegar a lugar algum.
Enquanto eu estava na faculdade, eu enfrentei infinitas incógnitas sobre o meu futuro, como muitos entre nós. Eu me sentia oprimida e confusa, sem saber bem aonde eu poderia chegar.
Lembro-me de falar com um dos meus professores sobre isso, e neste ponto ele me recomendou a obra Man’s Search for Meaning de Viktor Frankl. O livro é sobre a experiência de Frankl durante o holocausto da Segunda Guerra Mundial.
Quando os nazistas começaram a invadir a Alemanha, Frankl e sua família foram separados. Enquanto ele observa que sobreviver ao holocausto foi em parte uma questão de sorte, Frankl enfoca o livro sobre a qualidade que viu em sobreviventes: a vontade de viver, apesar de tais atrocidades; daí o título Man’s Search for Meaning — em busca de sentido.
Este livro me ensinou a identificar o meu por que, e me fez questionar o que me levava a sair da cama todas as manhãs.
Outras questões que surgiam eram essas:
- Quando as coisas ficam difíceis, o que me mantém focada e no caminho certo?
- Quando tenho vontade de desistir, por que eu escolho continuar?
O que o leva a seguir a diante?
Quando os tempos são difíceis, o que o mantém motivado para avançar?
Eu vou mais além nas perguntas:
O que você queria ser quando crescesse?
Quais são suas esperanças e sonhos e por que essas são as suas esperanças e sonhos?
Que atividades o faz sentir totalmente feliz e realizado?
Estar feliz e realizado é simplesmente um sentimento que você obtém? Se trata de um produto ou serviço que você pode oferecer?
Ou, o que você deseja é ser parte de uma comunidade e sentir que possui conexão com ela?
Entre na grandeza dessas perguntas e depois escreva a declaração de missão da sua vida. Ela irá guiá-lo em tempos difíceis, em transições de carreira, em relacionamentos que não estão mais positivos em sua vida, e muito mais.
[RELACIONADO] Como a nossa geração está redefinindo o sucesso
Do mesmo modo, sempre que me sinto sobrecarregada ou confusa, preciso me lembrar da declaração de missão da minha vida: o meu “por quê”. Meu propósito na vida é a melhoria contínua de quem sou como pessoa, enquanto ajudo outros a fazer o mesmo.
Pode parecer que a minha missão seja vaga e não figurativa, mas ela ainda representa muito para mim. A minha missão relaciona-se totalmente com o motivo de eu ter iniciado este blog, com a razão de eu escrever o meu primeiro livro, e com o esforço que eu faço todos os dias para ser uma mãe e esposa melhor.
Eu quero ajudar outras pessoas que possuem o mesmo desejo de melhoria. Eu também quero me envolver em conversas reais com pessoas reais. Eu quero manter comigo um senso de comunidade.
E você? Qual é a declaração de missão da sua vida? Escreva e depois sinta-se bem vindo para ompartilhar nos comentários!
Refletir sobre nós mesmo é sempre importante para manter uma vida saudável, mentalmente falando.
CurtirCurtir
Concordo muito, Alan!
Interessante é que isso o que poucos costumam pensar a respeito. Claro que é mais tentador passar o tempo vagando a mente em tantos outros tópicos, incluso com distrações que não nos leva a lugar algum (ei, não estou julgando — eu mesma faço isso frequentemente). Mas, sim, vale a pena refletir sobre as nossas capacidades e como usá-las para alcançar o que queremos.
Obrigada pela sua contribuição! 😉
Thaís
CurtirCurtir