Mais bem-estar

5 formas de celebrar a vida em qualquer data

Qualquer celebração tem a capacidade de nos dar energia como nada mais poderia. O Natal, que acaba de ser celebrado em todo o mundo, é um exemplo disso. De fato, quando temos uma ocasião especial para celebrar, vamos antecipando por algum tempo o contentamento que teremos no futuro. Experimentamos um sentimento elevado de esperança e entusiasmo pelo que está por vir.

Mas, e se as ocasiões especiais que merecem ser celebradas estiverem a bastante tempo no futuro, tanto distantes quanto o Natal do próximo ano?

Quando acreditamos que temos que esperar um motivo para comemorar, desperdiçamos inúmeras oportunidades para desfrutar da vida agora. Logo, parece que não faz sentido esperar por uma grande ocasião para sentir o mesmo contentamento.

Existe algo poderoso em celebrar, mesmo que não haja um evento especial.

Tudo o que realmente precisamos fazer é nos permitir celebrar com mais frequência — simplesmente porque podemos.

Imagine o que poderia mudar em nossa sociedade se cada um de nós começasse todos os dias com uma profunda gratidão pela vida. Pense em como poderíamos tratar uns aos outros se todos sentirem o mesmo entusiasmo. Não seria incrível?

Quanto mais celebramos a qualquer momento, mais razões teremos para repetir o mesmo comportamento.

Em um esforço para celebrar a vida sem ter um motivo específico, eu criei essa lista de ideias para adicionar mais celebrações no meu cotidiano. Experimente e veja quantas novas razões você pode encontrar para celebrar a sua vida.

1. Comece cada dia com gratidão

É natural sentir uma profunda gratidão quando atingimos nossos objetivos ou quando estamos comemorando algo extremamente especial — como o nascimento de uma criança — mas também podemos ter o mesmo sentimento de gratidão em momentos difíceis, quando percebemos o quanto a vida é frágil.

Photo by Joshua Reddekopp on Unsplash

Então, que tal despertar todos os dias com uma sensação de alegria por estar vivo?

Esse é o tipo de celebração da qual estou falando.

Sugestão: No momento em que você abre os olhos pela amanhã, veja como você se sente dizendo “oba, eu tenho outra chance de fazer esse dia tornar-se uma grande aventura!” Então, mantenha essa mesma energia com você ao longo do seu dia.

2. Torne as suas tarefas mundanas algo excitante

Alguns dias podem parecer ruins, por causa da natureza das nossas tarefas, do clima, ou por qualquer outro motivo. Nessas circunstâncias, celebrar pode ser a última coisa em nossas mentes, mas uma energia comemorativa pode mudar tudo.

Photo by Joshua Reddekopp on Unsplash

Sugestão: Se a tarefa e o ambiente permitirem, escolha um repertório musical para melhorar o seu humor. Às vezes, tudo o que precisamos é elevar o nosso ânimo, e uma boa música pode ajudar nisso.

Quando estabelecemos esse tipo de ambiente, somos mais capazes de desfrutar do que quer que seja. Uma tarefa mundana e um dia monótono podem tornar-se agradáveis em questão de minutos.

3. Tire a cabeça da tarefa e vá respirar ar fresco

A natureza nos fornece tudo o que precisamos para nos sentir bem com a vida. O ar fresco, em especial, nos mostra que a vida em todas as suas formas é um presente. Somos nós que decidimos desfrutar disso ou não.

Photo by Natalia Figueredo on Unsplash

Mesmo sabendo de tudo isso, às vezes, podemos esquecer o quanto melhor nós nos sentimos depois de passar algum tempo conectando-nos ao nosso ambiente natural.

Não importa quais sejam os nossos motivos para não passar algum tempo na natureza, vale lembrar que essa conexão é parte integrante do nosso bem-estar.

Sugestão: Se você passar seus dias trabalhando em ambientes fechados, pense fora da caixa (e fique fora da caixa, literalmente).

Faça o seu almoço fora; faça uma reunião enquanto caminha; vá de bicicleta para o trabalho ou estacione um pouco mais longe e caminhe, se puder. Faça o seu exercício na natureza, mesmo que seja apenas um alongamento. Seja criativo ao organizar encontros com seus amigos e entes queridos. Em vez de se reunir em um café, façam uma caminhada juntos.

Se você não puder sair, abra a janela — permita-se sentir os efeitos físicos da natureza. Respire o ar fresco para despertar todos os seus sentidos.

4. Esteja fisicamente conectado com outras pessoas

A vida pode ficar extremamente ocupada e a nossa mente também. Às vezes, podemos perder oportunidades para nos conectar com as pessoas que nos rodeiam — mesmo quando elas estão bem à nossa frente.

Photo by Becca Tapert on Unsplash

Esteja consciente de que pode ser simplesmente uma questão de remover algumas distrações desnecessárias para estar mais conectado com as pessoas ao seu redor.

Sugestão: Se você não precisa do seu telefone enquanto faz as suas compras ou qualquer outra tarefa, deixe-o no carro ou em casa. Em vez disso, anote o que você precisa em um pedaço de papel. Naturalmente, você não ficará tentado verificar o seu telefone a cada cinco minutos.

Sem distrações desnecessárias, nos tornamos mais disponíveis para fazer contato visual ou conversar com os outros seres humanos ao nosso redor.

5. Dance

Não é preciso ser um dançarino para dançar.

Photo by Larm Rmah on Unsplash

Talvez a falta de dança em nossas vidas seja porque acreditamos que não sabemos como fazer isso. Ou, talvez, pensamos que devemos dançar apenas em certas ocasiões. Tendo isso em mente, é claro que teremos pré-concepções equivocadas sobre o que os nossos corpos são capazes de fazer.

Quaisquer que sejam as razões que possamos ter para não dançar com regularidade podem ser deixadas de lado. Então, podemos começar de qualquer maneira e realmente desfrutar de momentos assim.

Como a maioria das coisas na vida, a dança é uma escolha. Quando deixamos nossas inibições, podemos nos levar de volta ao sentimento e à liberdade que já tínhamos na infância — uma época em que dançar era tão natural.

Sugestão: Se você estiver disposto a tentar, entregue-se a uma dança improvisada na sala da sua casa ou onde você se sinta confortável simulando um movimento.

Não há necessidade de pensar demais sobre a maneira correta de se mover — na verdade, é melhor não pensar.

Eu adoro dançar na cozinha, enquanto preparo as refeições para a minha família (embora ninguém saiba disso).

Para você, pode ser divertido conectar a sua música favorita e dançar ao redor da sua casa. Apenas deixe de se preocupar com qualquer outra coisa e desfrute do momento.

Finalmente, não espere para celebrar a sua vida ou dançar apenas uma dança. Os seus dias estão passando de qualquer maneira, não os desperdice. Celebre cada momento.

[RELACIONADO] 9 coisas que eu me arrependo de não ter feito aos 20 e poucos anos

O que mais poderia ser adicionado para esta lista? Deixe suas recomendações nos comentários abaixo!

2 comments

Deixe um comentário