Mais vida familiar

7 maneiras de apoiar uma amiga que acaba de se tornar mãe

Depois de chegar em casa do hospital com a minha filha recém-nascida, uma amiga me ligou. Em vez de fazer as usuais perguntas sobre como foi o parto, tudo o que ela disse foi avisar que havia deixado uma refeição quente em nossa casa. Junto daquele delicioso prato, estava uma nota dizendo “estou aqui para o que você precisar”.

Lembro-me de me sentir chocada e cheia de gratidão, porque antes de tornar-me mãe, eu me considerava uma boa amiga, mas em momentos assim, eu mesma não sabia como ajudar. Agora, posso dizer com confiança que o apoio de um amigo para quem acabou de ter um bebê é uma das coisas mais adoráveis que uma nova mãe — ou pai — pode receber.

Aqui estão algumas dicas para fazer esse papel muito bem feito.

1. Não se envolva demais

Você pode estar animado para conhecer o recém nascido, mas é preferível dar aos pais um espaço de quatro a seis semanas depois que eles chegarem do hospital.

Durante esse tempo, os novos pais precisam se adaptar a uma nova rotina, o que os impacta fisicamente, mentalmente e emocionalmente, tudo isso privados de sono. Eles também esperam passar tempo exclusivo com o bebê e qualquer visita podem ser desgastante.

Por tudo isso, você não deveria simplesmente “aparecer”, mesmo se você estiver bem intencionado ou mesmo que você fique por apenas cinco minutos. Se for realmente muito próximo da família e os novos pais esperam que você apareça, avise-os com uma certa antecedência. Do contrário, espere algumas semanas, ou envie flores e um cartão.

O que dizer: “Eu adoraria ver você e conhecer o seu bebê quando estiverem prontos para visitantes! Está bem visitá-los na semana de ____? Se sim, levo o jantar”. “Se os pais responderem “ainda não”, não tome isso pessoalmente e ofereça-se mais tarde.

2. Leve algo

Qualquer especialista em etiqueta ficaria chateado com a ideia de aparecer com as mãos vazias para uma visita e o mesmo se aplica para ver amigos com recém-nascidos.

Enquanto você não é obrigado a levar um presente o mesmo provavelmente será apreciado.

Recordo que alguns amigos trouxeram fraldas e roupas para a minha primeira filha e eu me senti muito agradecida por isso.

Levar comida também pode ser uma ótima ideia. É especialmente valorizado oferecer comida nos primeiros três meses, quando a vida pode ser totalmente caótica com o novo integrante na família.

Photo by Alexandra Gorn on Unsplash

Antes de fazer isso, no entanto, verifique se os pais possuem alergias ou quais são as suas preferências de refeições. Se possível, coloque a comida em recipientes descartáveis, que não precisam sem devolvidos.

O que dizer: “Eu adoraria tirar uma coisa da sua lista de tarefas. Deixarei uma pizza (por exemplo) para o seu almoço de amanhã. Não se preocupe, não é preciso me receber! “

3. Lembre-se dos irmãos

Em algumas famílias, não são apenas os pais que sentem os efeitos de um novo bebê em casa. Os irmãos também podem ficar sobrecarregados.

Isso não é obrigatório, mas se seu amigo tiver outras crianças, pode ser bom levar um presentinho para ajudar os irmãos maiores a se sentirem incluídos. Claro que você pode ignorar esse gesto, mas faça questão de conversar e dar-lhes toda a sua atenção.

Dependendo da idade, leia um livro ou brinque com a criança maior — qualque atividade que transmita que você está realmente interessado e que ela é tão importante quanto o bebê.

O que dizer: “Uau, agora você tem um irmão/irmã? Aposto que você está cuidando muito bem dele/dela.”

4. Dê aos pais uma pausa

Enquanto a minha mãe esteve comigo nas primeiras semanas pós-parto, depois que as minhas filhas nasceram, ela literalmente embalava a minha filha para dormir quando eu já não tinha energias.

A minha mãe simplesmente dizia “vá descansar, eu estou aqui para ajudar, deixe-me fazer isso!”

Quando você está visitando um amigo que acaba de ter um bebê, ofereça segurar o recém-nascido para que eles possam fazer qualquer coisa. Claro, isso depende do seu relacionamento com a pessoa; o seu amigo pode não gostar de que “qualquer” pessoa segure o seu bebê.

Photo by Jason Briscoe on Unsplash

Faça questão de lavar as mãos antes de oferecer qualquer ajuda relacionada à criança. Se você não se sente confortável fazendo isso (e muitas pessoas não se sentem, o que é normal), você ainda pode ajudar de outras maneiras.

O que dizer: “Posso segurar o bebê?” ou “ficarei feliz em cuidar do bebê enquanto você toma um banho, ou termina as suas tarefas.”

5. Mantenha as visitas curtas

As primeiras semanas pós-parto são realmente cansativas, o que significa que você deve manter as suas visitas com um limite de 45 minutos, no máximo.

Mesmo que você esteja à vontade, saiba que seu amigo/a provavelmente está extremamente cansado/a. Se você chegar mais cedo ou mais tarde em relação ao horário combinado, mande uma mensagem certificando-se de que está bem.

O que dizer: “Não se preocupe com nada, vou ficar por apenas meia hora.” Então cumpra com a sua promessa!

6. Ofereça ajuda específica

Enquanto a minha mãe esteve comigo, ela se oferecia para limpar a casa todos os dias. Agora, eu pedi para que ela fizesse isso? Não, mas ela fazia mesmo assim.

Para a maioria das pessoas, é mais fácil aceitar ajuda do que pedir a alguém, então faça o seu melhor para tomar uma iniciativa durante a sua visita.

Uma amiga me disse depois de ter gêmeos que alguém cortou o seu gramado para ajudar. Ela se sentiu aliviada com essa tarefa sendo feita e a pessoa que fez claramente fez para ajudar.

Sério, qualquer ajuda que você oferece pode ser útil!

Photo by Jason Briscoe on Unsplash

Escolha algo específico para ajudar. Pegue o cachorro para passear; corra para a mercearia para comprar leite; lave a louça, etc. Qualquer coisa, pedindo permissão antes, é claro.

O que dizer: “se você não se importa, eu adoraria te dar uma mão passando as roupas, ou ordenando a louça na cozinha.”

7. Envie bons desejos

Dependendo do seu relacionamento com um amigo, todo o conceito de uma visita pode parecer desgastante demais. No entanto, eu ainda consigo lembrar de quem me enviou flores ou cartões enquanto eu ainda estava no hospital com as minhas filhas, porque essas pequenas gentilezas foram realmente bem intencionadas.

Todos os pontos de suporte contam, então, se você não tem certeza do que fazer, mande uma mensagem rápida para seu amigo/a e sua família. Não precisa ser detalhado, apenas algo curto para fazê-los sorrir. Isso não requer sua presença física.

O que dizer: “Eu estive pensando em você e te desejo o melhor com a chegada do bebê.”

Se você é pai ou mãe, o que você poderia adicionar a esta lista de dicas para visitar amigos com recém-nascidos?

um comentário

Deixe um comentário