Mais liberdade

9 sinais de que você está no caminho para o desgaste no seu trabalho

A vida real depois da universidade pode ter sido um choque para muitos entre nós. Dizer adeus para as manhãs permanecendo na cama, adeus para as noites até tarde com os seus amigos, para fazer o que quiser, quando quiser! Enquanto um emprego formal pode ter caído dos céus para alguns, para outros isso apenas significa que temos mais compromissos, responsabilidades, tarefas e, consequentemente, mais estresse.

À medida que você avança na sua jornada profissional, é difícil dizer se o que você está enfrentando é a “rotina diária” ou o desgaste e a falta total de equilíbrio entre vida e trabalho.

[RELACIONADO] 6 coisas que você deveria saber antes de ingressar no mercado de trabalho

Bem, se você está confuso sobre o que sente em relação ao seu trabalho atual, confira esses nove sinais para saber se você perdeu o controle do equilíbrio entre vida e  trabalho, e evite que você siga no mesmo caminho do desgaste que muitos entre nós já estão enfrentando.

1. Dores inesperadas

Você passou a sentir dores de cabeça sem fim? Uma dor no ombro e no pescoço que simplesmente não desaparecem? Talvez, seja a maneira do seu corpo dizer “Ei! Algo está errado!” Provavelmente esse seja o sinal de que é hora de intensificar a sua rotina de autocuidado.

Dica: Criar uma noite de spa em casa pode ser barato e fácil. Sente-se em uma banheira, passe algum tipo de óleo corporal pela sua pele e deixe o estresse se derreter!

2. Exaustão

Não é um tipo de exaustão daqueles que você diria, “Oh, eu não dormi ontem à noite e me sinto exausto”. Estou falando do constante e perpétuo estado de exaustão. Aquela “neblina” que não parece ir embora.

A exaustão persistente é provável que seja um sinal do seu cérebro dizendo que você está com sobrecarga de trabalho. Quando nos sentimos esgotados o tempo todo, esse é nosso jeito de dizer: “Ei, eu não consigo me concentrar ou tomar decisões nesse nível! Me dá um tempo!”

Gold Lion Pub-30.png

3. Pouca paciência

Instável, impaciente, irritável? Segurando ressentimentos?

Tome nota se a sua paciência está ficando cada vez mais curta com os outros, pois esse pode ser outro sinal de que seu saldo entre vida profissional e vida pessoal está desequilibrado.

4. Falta de organização ao seu redor

Um mundo externo bagunçado pode realmente sobrecarregar o cérebro e levar ao desgaste! Se a sua casa e seu espaço de trabalho estão em constante desordem, você pode estar adicionando ao problema!

[RELACIONADO] Como eu estou simplificando a minha vida

5. Sem tempo para diversão

Sério, quando foi a última vez que você se envolveu em alguma atividade de lazer e realmente se divertiu? Dê um momento para realmente refletir sobre isso, porque quando estamos com excesso de trabalho, é fácil perder o controle do tempo. Aquela viagem divertida com amigos que você pensa que aconteceu no último fim de semana, pode ter acontecido há seis meses!

Gold Lion Pub-31.png

 

Mas, lembre: estar fisicamente com eles é apenas meio caminho andado. Tome nota se a sua mente está sempre pensando no trabalho enquanto os seus entes queridos falam com você. Essa é uma grande bandeira vermelha.

6. Busca pela perfeição

O perfeccionismo vem a um custo, muitas vezes levando à ansiedade, depressão e zero equilíbrio entre trabalho e vida. Esqueça a falha como sendo uma coisa ruim. Em vez disso, pense como os erros o estão levando ao aprendizado. Cada erro é um passo em direção ao crescimento. A perfeição não é sobre ter tudo, é sobre encontrar satisfação

[RELACIONADO] O que os erros do passado podem ensinar

7. Telefone em mãos o tempo todo

Se o seu telefone estiver constantemente colado na sua mão, é realmente difícil identificar quem é você fora da sua realidade virtual. Eu te entendo, é mais difícil falar do que fazer. Mas, só porque você recebe um e-mail às 8 ou 10 da noite, não significa que você precisa responder a esse e-mail imediatamente.

8. Problemas nos relacionamentos

Quando foi a última vez que você estava realmente presente em qualquer um dos seus relacionamentos? Se você achar que seus amigos ou família frequentemente se queixam de nunca te ver, isso é um sinal, talvez seja necessário dedicar mais tempo a eles.

Gold Lion Pub-32

9. Falta de prioridades

Se você está se perguntando “o que diabos são prioridades?”, Então você provavelmente precisa reavaliar toda a forma com que você se relaciona com o seu trabalho.

Prioridades pouco claras podem dificultar a conta quando é hora de dizer “não”. Isso muitas vezes leva a agendamento excessivo de tarefas e a tentar fazer todas as coisas ao mesmo tempo.

Suas prioridades devem se alinhar com seu equilíbrio entre vida pessoal e profissional, o que deve moldar onde você investe o seu tempo.

Uma reflexão final: Conseguir o equilíbrio entre vida e trabalho é essencial se você quiser evitar qualquer nível de esgotamento. Se alguma das situações acima aparecer na sua vida, olhe para isso como um sinal de que mudanças são necessárias. Tome algum tempo para ajustar sua agenda e prioridades para apoiar suas paixões e propósitos.

Como você lida com o desgaste no trabalho? Suas recomendações são bem-vindas nos comentários abaixo!

Deixe um comentário