Mais bem-estar

Aqui estão os motivos sobre o por quê eu insisto em fazer caminhadas

Acabamos de passar pelas celebrações de fim de ano. Neste ponto, você pode estar se sentindo um pouco culpado por ter exagerado na quantidade de churrascos e sobremesas. Enquanto isso, a resolução de exercícios com a qual você se comprometeu é o primeiro ruído que vem na sua cabeça, depois que você desliga o despertador pela manhã.

Você espreguiça, ouve o toque de chuva na janela e chega à simples conclusão de que está muito mais quente na cama e qualquer coisa pode esperar até amanhã. O problema é que também pode estar chovendo amanhã.

Se você não gosta de caminhar como um meio para manter a forma, então simplesmente não faça isso. Não é difícil entender que, se você não gosta de uma forma particular de exercício, a sua motivação para fazê-lo não será motivadora.

Você até pode ir contra o seu instinto e forçar-se a caminhar por algumas quadras todos os dias apenaspara manter a sua resolução de Ano Novo, mas esse hábito dificilmente será mantido até o final de janeiro.

Calma, você tem uma saída. Se caminhar não é a sua praia, escolha qualquer outra atividade física que você goste ou que você gostava quando praticava há anos atrás. Natação, ciclismo, corrida, ioga, futebol, o que seja.

Agora, se você gosta de caminhar, ou pelo menos costumava gostar, feche todas as outras janelas do seu computador e me escute: existem motivos suficientes para manter as suas caminhadas. E aqui estão apenas alguns deles.

Caminhar custa pouco ou quase nada

Caminhar é uma das poucas formas de atividade física que você pode realizar sem esvaziar as suas economias no banco ou encher a sua casa de equipamentos de exercício. Teoricamente, essa atividade não deve te custar nada. Todos nós temos algum calçado adequado e uma camiseta confortável no roupeiro (a não ser que você seja extremamente minimalista).

[RELACIONADO] Roupeiro minimalista: o passo a passo para vestir com menos

À medida que você progride, há equipamentos que o ajudarão — botas impermeáveis, uma jaqueta à prova de água, etc. O bom equipamento ajuda, mas comece com o que você tem agora e, se você precisar, compre algo como uma recompensa após algumas semanas de prática.

Praticamente, todos podem caminhar

De bebês para os seus noventa anos de idade, ou mais velhos — exceto pessoas com deficiências físicas. Caminhar não requer treinamento, e, como mencionado acima, nenhum desembolso financeiro.

Photo by Colin Maynard on Unsplash

Você talvez esteja pesando mais do que gostaria, mas mesmo assim você é capaz de sair e caminhar por algumas quadras. Trabalhe a partir disso — seu corpo sempre se adaptará para fazer o que você está pedindo para fazer.

Acredite: se você puder caminhar ao redor das primeiras quadras no primeiro dia, em seis meses você poderia percorrer todo o seu bairro. Difícil? Pode ser, mas você pode.

Participar repetidamente em uma atividade física ensina ao corpo uma coisa: que ele precisa se adaptar à tarefa que você está realizando. Basicamente, quanto mais você faz, melhor você se torna. Você vai perder peso, ganhar músculos, se tornar mais rápido e, finalmente, poder caminhar por mais tempo.

Há poucas chances de ferimento

Caminhar é um exercício de impacto extremamente baixo. No entanto, para evitar quaisquer lesões, tente isso:

  • Caminhe pelo gramado — isso requer maior atividade muscular, com menos chances de te ferir em (raros) casos de queda.
  • Não caminhe muito longe. Vá até onde você se sinta confortável e não se deixe levar por fazer mais do que deveria.
  • Aumente gradualmente a distância. Se você não está apto, ou carrega alguns quilos extras, comece com pequenos passos.
  • Não carregue qualquer peso nas costas, a não ser que você caminhe por uma longa distância por horas (quando você deve se preparar com abrigo e comida).

Caminhar nos leva ao ar livre

Depois de passar a maior parte do tempo em um escritório ou em nossa casa, seus pulmões vão te amar por respirarem ar puro. O ambiente externo pode parecer desconfortável no início, mas uma coisa que você notará é como ele te relaxa.

Bônus: você absorverá vitamina D.

Embora possamos obter vitamina D consumindo alimentos (como peixes, carnes e ovos), a luz solar é a fonte mais abundante desse elemento. Para contexto, a vitamina D ganhou destaque nos últimos anos, quando os seus benefícios na absorção do cálcio e fósforo — essenciais para dentes e ossos saudáveis – se tornaram bem conhecidos.

A caminhada nos torna mais alertas

Pode parecer um sacrifício levantar um pouco mais cedo todos os dias para caminhar, mas a própria atividade o ajudará a despertar.

No momento em que você retorna da sua caminhada matinal, garanto que você se sentirá fantástico. Você estará bem acordado, capaz de realizar suas tarefas com facilidade e o dia será muito mais leve. Além disso, o seu apetite pode aumentar porque você está queimando mais calorias e as suas refeições serão mais agradáveis.

Se você prefere caminhar durante após o trabalho, o efeito não é muito diferente. A atividade relaxa para a noite e prepara o corpo para um sono profundo.

…e promove espaço para os pensamentos

Caminhar promove melhores pensamentos. Isso era algo que eu já sabia e percebi quando comecei a caminhar mais.

Durante uma caminhada, tudo o que temos para fazer é observar para onde vamos. A nossa mente se liberta para vagar por nossos pensamentos. Em vez de ignorar os aspectos de nossas vidas, podemos então analisá-los em profundidade e encontrar as respostas que estamos procurando.

Eu não estava ciente disso no começo, mas com o tempo eu passei a utilizar as minhas caminhadas para descobrir o que estava fazendo de errado na minha vida e como eu poderia ser uma pessoa melhor.

[RELACIONADO] O que eu aprendi com os erros do meu passado — e como você pode aprender com os seus

Finalmente, promove o bem-estar

Este benefício é auto-explicativo.

Eu adoraria acreditar que todos estivessem satisfeitos com as suas formas físicas e mentais, mas eu sei que não é verdade.

A caminhada pode ajudá-lo a reverter esse cenário, porque as endorfinas liberadas pelo nosso organismo enquanto caminhamos ajudam a diminuir a dor ao desencadear sentimentos positivos.

Você concorda que esses são motivos suficientes para caminhar mais? O que mais você consideraria para essa lista de benefícios?

4 comments

Deixe um comentário