Mais bem-estar

Como eu tornei a minha rotina matinal extremamente mais produtiva

É só eu que sinto isso ou todos estão nos dizendo constantemente o que eu deveríamos fazer pela manhã? Beber água, meditar, praticar atividade física, manter um jornal de gratidão, tomar um café da manhã apropriado — tudo antes de sair para o trabalho às 7:30! A Internet quer que eu acredite que as pessoas mais produtivas, assim do nada, conquistam mais em suas três primeiras horas do dia do que eu em meu dia inteiro!

Eu não estou culpando a internet, nem ninguém mais. A questão é que eu passei a reconhecer que nem tudo o que eu escuto ou leio por aí se aplica à minha rotina e realidade.

É claro que eu tenho planos para as minhas manhãs. Mas, em um dia qualquer, eu me vejo pulando da cama com tempo apenas para trocar a minha filha e preparar um café da manhã de três minutos, antes de sair correndo para a creche.

Com base no aprendi que funciona para mim, eu decidi detalhar passo a passo como você também pode ser mais produtivo tendo uma rotina matinal.

Aqui é o que eu fiz:

Passo 1. Olhei para o que funciona para mim

Sente-se e veja a sua rotina atual. O que está funcionando e o que não está?

Talvez você possa levantar um pouco mais cedo ou cortar algumas tarefas desnecessárias.

Fazer exercícios pela manhã, por exemplo, significa que eu não preciso me preocupar mais com isso ao longo do dia. Se eu deixar para a tarde, terei espaço para encontrar desculpas quanto ao motivo pelo qual eu não deveria fazê-lo.

Não se preocupe, você não precisa acordar às 4:00 da manhã para ser bem-sucedido!

Passo 2. Eliminei tudo o que não funciona

Eu eliminei da minha rotina matinal todas as atividades que tomam tempo e me deixam com a sensação de estar enrolando na cama — como verificar a linha do tempo das mídias sociais ou meditar — nada disso funciona para mim.

[RELACIONADO] Ei, você: admita que você está procrastinando!

Olhe para o que você não tem tempo de fazer pela manhã e corte tudo que não seja extremamente necessário. Então, pergunte-se como você pode reestruturar o seu dia.

Aqui estão algumas sugestões de tarefas que podem ser feitas para que a sua manhã seja muito mais produtiva:

  • Prepare o seu almoço na noite anterior;
  • Separe seus artigos de ginástica antes de dormir;
  • Vá para a cama mais cedo;
  • Configure seu alarme para despertar 15 minutos antes;
  • Deixe 20 minutos na sua agenda matinal para o inesperado;
  • Tente não visitar as mídias sociais quando você acorda.

Seja o que for que você decidir fazer, o mais importante é fazer o que funciona para você.

Passo 3. Criei um plano e estou sendo fiel a ele

Quando você tem uma rotina que se repete todos os dias, fica mais fácil ser fiel a ela. No entanto, durante os primeiros dias dentro de um novo plano para a sua manhã, seja flexível.

Você pode ter que abandonar alguns itens da sua lista de tarefas atual e acrescentar outros que o tornem mais produtivo. Essas escolhas dependem do que você deseja realizar no final do dia, do mês e do ano.

[RELACIONADO] Como eu transformei a minha vida em apenas um ano

Na medida que eu passei a seguir uma rotina matinal que estava dentro dos meus planos, eu senti que raramente esquecia de fazer algo ou deixava de fazer outra coisa por qualquer desculpa que eu poderia inventar caso não tivesse um plano.

Passo 4. Tornei o autocuidado uma prioridade

Um fato interessante: é comum que adultos esqueçam de escovar os dentes pela manhã. Eu não estou julgando — todos têm os seus motivos!

No entanto, quando tornamos o autocuidado uma prioridade, é mais fácil fazer primeiro as coisas que são necessárias para nos proporcionar bem-estar ao longo do dia.

Para mim, isso significa que eu deixo tudo o que preciso bem à vista no balcão do banheiro. Escova e creme dental, creme para as mãos, escova de cabelo, etc. Deixar esses itens expostos me lembra de usá-los todas as manhãs.

Photo by Alexandra Gorn on Unsplash

Passo 5. Fiz do café da manhã um requisito

É fácil concordar que um bom café da manhã é essencial para começar bem o dia. Estudos mostram que saltar o café da manhã pode levar a comer em excesso durante todo o dia, além de provocar irritabilidade e picos de açúcar no sangue.

Isso não quer dizer que você precise fazer ovos mexidos com vegetais em um dia, pudim de chia com frutas no dia seguinte e um smoothie de folhas verdes no terceiro dia.

Você entendeu a mensagem — um bom café da manhã é aquele que nutre enquanto se adequa à sua rotina.

Para mim, isso significa dividir um abacate em três partes (uma para mim, outra para meu esposo e a terceira parte para a nossa filha); retirar três ovos cozidos da geladeira, salpicar sal, chia e sementes de gergelim no abacate. Pronto! Então, eu repito o mesmo processo por, pelo menos, cinco dias na semana.

[RELACIONADO] O que comer para viver até os 100 anos — segundo o livro ‘The Blue Zones’

Passo 6. Me comprometi a fazer algo com antecedência

No final do dia, eu me encarrego de deixar a cozinha limpa e a lancheira da minha filha preparada para a creche na manhã seguinte. Com a ajuda dela, recolhemos todos os brinquedos espalhados pela sala e guardamos tudo em seu lugar.

Para você, fazer uma tarefa com antecedência pode significar arrumar a sua mochila para o trabalho, deixar os sapatos limpos ou passar a roupa que irá vestir para o trabalho no dia seguinte.

Não importa o que você faça, a ideia é ter mais tempo livre pela manhã para dedicar-se ao seu plano e à sua rotina, sem esquecer de nada no caminho.

Com essas mudanças em mente, veja como ficou a minha atual rotina pela manhã:

Minha nova rotina matinal

  • 5:45 — Minha filha desperta e me faz pular da cama para trocar a sua fralda, beber água, etc
  • 5:50 — Começo a preparar o café da manhã
  • 6:00 — Inicio a minha rotina de atividade física
  • 6:30 — Lavo o rosto e as mãos e preparo a mesa para o café
  • 7:00 — Retiro a mesa, lavo a louça, e limpo o chão e as superfícies pela casa
  • 7:00 — Tomo um banho, preparo a minha filha e a mochila dela
  • 8:00 — Saio de casa para deixar a minha filha na creche
  • 8:30 — Volto para casa e finalmente começo a trabalhar

Você tem uma rotina matinal? Me conte como ela funciona para você nos comentários abaixo!

Deixe um comentário