Mais contribuição

Como transformar os seus hábitos para encontrar horas extras no seu dia

Quem gostaria de ter algumas horas extras no seu dia? Eu adoraria! Como blogueira, freelancer, candidata a um doutorado, escritora e mãe em tempo integral, eu uso muitos chapéus. Entre manter o meu blog, evoluir em minha tese de doutorado e contribuir para a educação da minha filha, você poderia concordar comigo.

Mesmo com todos esses chapéus que eu uso, eu ainda encontro tempo para lazer todos os dias (há uma razão pela qual escrevo sobre equilíbrio entre vida e trabalho por aqui).

[RELACIONADO] Não há desculpas, todos nós temos as mesmas 24 horas

Dito isso, preciso encontrar maneiras de criar horas extras no meu dia o tempo todo. E, com base no que eu aprendi fazendo isso, eu me sinto preparada para recomendar aqui, pelo menos, três maneiras de encontrar horas extras no seu dia:

1. Seja multitarefa, mas apenas quando fizer sentido

Tudo bem, eu sei que tanta pesquisa já revelou que a habilidade de ser multitarefa é como Lúcifer proclamando a devastação em sua produtividade, mas ouça-me:

Se você for capaz de fazer mais de uma tarefa ao mesmo tempo, então faça.

Claro, quando fizer sentido.

Por exemplo: Enquanto eu filtro ideias para evoluir em minha tese de doutorado, eu deixo um espaço criativo para que a minha filha brinque e explore por conta própria.

Um tempo para crianças descobrirem sozinhas também é importante para elas.

Em outras palavras, eu prezo pela multitarefa saudável.

Estou acumulando tarefas de baixo foco para criar um equilíbrio que funciona para mim.

A multitarefa torna-se prejudicial quando você está mudando de tarefas com alta frequência — é aí que você perde a produtividade. Se eu estou escrevendo um artigo para o blog, então acabo me distraindo com um e-mail, depois com um texto, depois volto a escrever… bem, você entendeu. É um ciclo vicioso que leva à perda de produtividade.

Pense que a mudança constante de tarefas é totalmente diferente das transições do papel cognitivo que podem ser a chave para uma multitarefa saudável.

2. Planeje, execute, repita

Eu sei que todo mundo se orgulha de falar sobre encontrar mais horas no seu dia, então eu não vou aborrecê-lo com o que você já sabe. Em vez disso, eu quero que você pense fora da caixa quando se trata de planejar e agendar a sua vida.

A ideia aqui é descobrir que tarefas você precisa fazer em uma determinada semana e como você pode cortar tempo ou energia usada em cada uma delas.

Se você adora ficar perambulando por largos minutos que se transformam em horas improdutivas nas mídias sociais, é hora de rever os seus planos.

É divertido? Sim.

É bom para os meus planos? Absolutamente não.

Se você não consegue encontrar tempo suficiente na sua agenda, considere delegar suas tarefas.

Pode ser difícil saber quando contratar ou delegar algumas tarefas a outras pessoas, de modo que uma boa regra geral é determinar o quanto a delegação custaria (por exemplo, R$10/hora) e o quanto você valoriza a mesma hora do seu tempo (ou seja, você poderia estar ganhando ou configurando oportunidades geradoras de receita naquela hora).

3. Realize tarefas enquanto aguarda

Executivos, por exemplo, são familiares com um período incômodo de espera de dez a 15 minutos antes de uma reunião ou enquanto aguardam outro compromisso.

Alguns usam esse tempo para preparar a reunião, mas eu nunca pude fazer isso.

Por natureza, não sou tipicamente uma procrastinadora, então, se eu estiver analisando notas antes de uma reunião, na verdade, isso pode me gerar ainda mais ansiedade.

Eu leio meus pontos sobre o que eu quero realizar, mas isso geralmente leva apenas cinco minutos.

Identifique quais tarefas você pode fazer enquanto espera, e que não causará nenhum estresse inesperado.

Você poderia usar este mesmo tempo para, por exemplo, limpar as pastas de “promoção” ou “social” no e-mail; envolver-se em mídias sociais (apenas se não for um gatilho de estresse para você); usar o aplicativo de meditação no seu telefone; enviar um mensagem rápida para alguém querido.

Um equívoco geral sobre o equilíbrio entre vida e trabalho é a de que os dois estão segregados, mas, na realidade, os dois coexistem.

O equilíbrio vem da criação de tempo para todas as coisas que alimentam a sua alma, e essas brechas de cinco a dez minutos são um ótimo momento para alimentá-lo.

A prática dessas três dicas realmente me dá muito mais tempo no meu dia.

Eu posso abordar todos os diferentes papéis que eu assumo no meu trabalho, enquanto ainda faço coisas importantes na minha vida pessoal.

Nada é melhor do que ter a liberdade de ser produtivo e se concentrar nas coisas que importam.

Eu sei que algumas pessoas dizem que o equilíbrio da vida profissional é um unicórnio, mas, para mim, não é.

É totalmente viável se você descobrir quais tarefas são prioritárias para você, e se você for capaz de aplicar essas dicas de economia de tempo.

De que outras maneiras você poderia encontrar horas extras no seu dia? Suas recomendações serão bem-vindas nos comentários abaixo!

4 comentários

Deixe um comentário