Mais liberdade

Não há desculpas — todos nós temos as mesmas 24 horas!

Eu não tenho tempo suficiente”. Pense sobre essa frase por um segundo. Quantas vezes você já afirmou isso? Pelo menos, uma vez nessa semana, ou todos os dias? Pois saiba que não há maior assassino de sonhos do que essas cinco palavras juntas. Engraçado é que as pessoas mais ocupadas e talentosas nunca parecem dizer isso.

O CEO tem sempre tempo para aquele evento de última hora. Jorge Paulo Lemann tem um calendário bem claro. Tony Robbins liga e fala com dezenas de milhares de pessoas por ano, em todo o mundo, e ainda consegue lançar novos empreendimentos. Até mesmo meus próprios mentores, que parecem ter menos tempo do que eu, parecem estar sempre livres para um novo contato ou almoço de último minuto.

Então, você poderia estar se perguntando “qual o segredo dessas pessoas?”

A resposta é simples: elas têm uma estratégia, o que a maioria de nós não tem.

Só há uma verdadeira razão pela qual as pessoas de sucesso parecem ter tempo de sobra. Não é porque elas nasceram com super poderes ou dormem apenas três horas por noite — elas simplesmente encontraram uma estratégia que funciona e a executam de forma contínua.

No entanto, a maioria das pessoas começa a semana com pouca ideia de como seus dias irão se desdobrar. Se forem planejar, elas escrevem uma lista confusa de tarefas. Não é de se admirar que as mesmas pessoas passam a maior parte do tempo respondendo a e-mails, checando a linha do tempo do Facebook e realizando tarefas mesquinhas. Então, elas começam a queixar-se e até odiar os seus trabalhos.

[RELACIONADO] Qual é o seu por quê — pare tudo o que estiver fazendo para responder a essa questão

A boa notícia é que com um processo de planejamento tudo é possível. Você pode fazer muito mais do que imagina. Ah, você não tem um planejamento? Então, esse deveria ser o seu primeiro passo.

Eu criei o meu próprio planejamento com um fundamento simples: ter em mente as minhas metas a longo prazo e, a partir disso, estabelecer ações para uma base diária.

Aqui está o processo de planejamento que criei e utilizo todos os dias:

Estabelecer um ritual

Tempo recomendado: 1 hora

A princípio, uma hora pode parecer tempo demais para incluir em uma rotina caótica. Mas, lembre, o objetivo é ser mais eficaz. Olhe para sua agenda e decida quando é o melhor momento para planejar cada semana. Para mim, é no domingo à noite, antes de me deitar para dormir.

Se você decidir planejar nas primeiras horas da segunda-feira, tudo bem. Só não esqueça de fazer isso antes de iniciar qualquer tarefa, especialmente, antes de responder a e-mails.

 

Torne esse momento e faça dele um ritual. Coloque uma música relaxante (pode ser clássica ou de meditação). Prepare uma xícara de seu chá favorito ou café, desconecte da internet, afaste-se do mundo e comece a planejar.

Visualizar o todo

Tempo recomendado: 2-5 minutos

Respire fundo. Em seguida, tome algum tempo para olhar para seus maiores objetivos da vida. Como você quer ser lembrado? Como você quer que sua vida seja nos próximos cinco ou dez anos? Visualizar o todo nos permite manter focados no que importa.

Vou chegar às pequenas tarefas mais tarde, por agora apenas visualize. Sinta e conecte-se com as maiores coisas que você quer que sejam parte da sua vida.

Celebrar a semana que passou

Tempo recomendado: 5-10 minutos

Anote tudo o que você tem orgulho de ter realizado na semana passada. Pode ser ter tido uma semana recorde de vendas, obtido um gratificante feedback, ou ter praticado exercícios físicos por três dias consecutivos. Tudo isso deve ser reconhecido.

A maioria de nós raramente dedica tempo para apreciar as coisas que realiza. Isso nos deixa constantemente insatisfeitos.

Eu garanto que há coisas da semana passada das quais você pode se orgulhar. Transforme esse seu orgulho em autoconfiança.

Aplicar as lições aprendidas

Tempo recomendado: 2-5 minutos

Aprendemos coisas novas todos os dias, mas a educação é inútil se você não fizer das lições uma parte de sua vida.

Anote todas as principais lições da semana passada, desde aquelas citações significativas ou coisas que o inspiram e comece a aplicá-las.

Analisar o que não aconteceu

Tempo recomendado: 2-5 minutos

Nem tudo vai exatamente de acordo com o plano. Olhe para o que é importante e que você gostaria de ter realizado na semana passada. O que não aconteceu?

Seja honesto com você mesmo e liste as coisas relevantes que não aconteceram. Esse já é meio caminho pararealizá-las na semana seguinte.

Esclarecer o que está por vir

Tempo recomendado: 5-10 minutos

Agora que você já refletiu sobre a semana passada, é hora de mergulhar no que está por vir. Defina cada aspecto importante da sua vida e estabeleça metas para cada uma delas.

Se você definir que família, trabalho, você mesmo e a sua comunidade são os aspectos mais importantes da sua vida, fica fácil alinhar metas para cada um desses aspectos, ou interrelacionadas a mais de um.

Por exemplo, você poderia criar um plano de refeição semanal, almejando a sua saúde física e a da sua família, o que vai refletir em mais energia e produtividade em seu trabalho.

Anotar tudo

Tempo recomendado: 5-15 minutos

Este é o elo que falta para muitas pessoas. Tudo que você faz toma tempo no seu dia. No entanto, a maioria de nós cria listas de tarefas sem ideia de quanto tempo elas vão tomar. Na verdade, nós subestimamos drasticamente quanto tempo as coisas tomam.

A maioria das pessoas não pode realizar mais do que três tarefas importante em um dia. Então, escolha as três mais significativas para você, tendo em mente que você terá reuniões ou outras atividades que precisam ser realizadas.

Preencher as lacunas

Tempo recomendado: 5-10 minutos

É fácil encher nossos dias com pequenas tarefas — aquelas que são fáceis de fazer, mas que não nos levam mais perto de nossos objetivos. Sim, elas precisam ser feitas, mas não à custa do que nos ajuda a realizar o que realmente importa.

Olhe para o que sobrou em sua lista para fazer. Agora, olhe para o seu calendário e veja quando você poderia incluir as tarefas menos significativas.

Já que nada acontece sem a ajuda, eu gosto de tomar um minuto para pensar em duas questões:

Quem eu posso ajudar nesta semana?

Quem poderia me ajudar no que eu planejei para a semana?

Todo mundo tem tempo suficiente.

Há uma razão pela qual as pessoas bem sucedidas tendem a continuar fazendo mais do que importa. Elas também tendem a amar o trabalho que fazem. Nada disso é coincidência. Elas trocam a moeda do tempo para obter melhores resultados.

Se você usar o processo que indiquei acima ou qualquer outro, não importa. Só não venha me dizer que você não tem tempo. Acredite, você tem tempo suficiente para fazer as coisas que importam. Todos nós temos.

Quais sao as suas estratégias de gestão do tempo? Compartilhe nos comentários abaixo!

3 comments

Deixe um comentário