Mais bem-estar

Por que uma “viagem de bem-estar” é o que você precisa planejar para o Ano Novo

Todos viajamos por uma variedade de razões. Enquanto alguns viajam por causa do trabalho, outros usam suas viagens como uma fuga e uma ruptura com a realidade. Viajar também pode ser uma maneira de experimentar o desconhecido, aprender sobre novas culturas e expandir o seu vocabulário, além, é claro, de sair das nossas zonas de conforto. Além de todas essas razões claras, existe ainda outra que está ganhando popularidade.

A razão de viajar que eu quero discutir aqui é a que acontece como uma busca profunda pelo bem-estar.

Se trata de colocar a sua saúde física, mental e espiritual como a maior prioridade da sua viagem.

Agora, você deve estar se perguntando: “por que exatamente esse é o tipo de plano de viagem que eu deveria fazer fazer para o próximo ano?”

Esse artigo vem como uma resposta.

Uma viagem de bem-estar pode soar como se você estivesse no meio do nada praticando ioga o dia todo. Até poderia envolver isso, mas esse tipo de viagem vai muito além — a viagem de bem-estar permite que você se concentre em aspectos da sua saúde que você pode ter negligenciado por muito tempo, seja lá o que for.

Para alguém com a esperança de melhorar a saúde física de uma maneira única, um retiro com práticas de surf pode ser uma boa opção. Para aqueles que querem se conectar com seus seres espirituais, uma viagem de meditação pode ser a decisão certa. Tudo vai depender do aspecto em sua saúde que merece maior enfoque.

A ideia é que esse tipo de viagem deve estar adaptado a você e às suas necessidades.

[RELACIONADO] O que aconteceria se você largasse tudo para viajar?

Por que você deveria fazer uma viagem de bem-estar

Uma viagem de bem-estar é que você tem a oportunidade de fazer bem a você, no seu ritmo.

Mas, é claro, uma viagem assim requer coragem e disposição para provocar uma mudança em sua vida, em vez de apenas viajar para desfrutar de uma boa comida e entregar-se à regalias.

Photo by Maxime Lelièvre on Unsplash

Embora não haja nada de errado com desfrutar cada aspecto da viagem em si, esse tipo de experiência enfocado no seu bem-estar envolve um pouco mais de compromisso e estrutura, o que pode ser intimidante no início.

Você deve estar pronto para colocar a sua saúde como prioridade, e estar disposto a notar as partes da sua saúde que você negligenciou, o que promete trazer muitos benefícios.

Como você sabe se essa é a coisa certa para você

Aqui estão algumas perguntas que irão ajudá-lo a descobrir.

  • Antes de mais nada, você está satisfeito com o tempo e esforço que você dedica à sua saúde?

Se sim, ótimo, então viaje por qualquer outro motivo.

Caso contrário, pergunte-se:

  • Quão disposto você está em mudar a sua vida para remediar os seus problemas?
  • Você está disposto a mudar a maneira como você olha para as férias?
  • Você também se dispõe a dedicar esse tempo para se concentrar em metas pessoais de saúde?

[RELACIONADO] Como lidar com as crenças que te impedem de viajar

A viagem de bem-estar pode assumir várias formas. Para alguns, pode ser necessária a curadoria de uma agência de viagens, conforme recomendado pelo médico.

Como é uma viagem de bem-estar planejada por uma agência

Nesse caso, a agência planeja a sua viagem com uma taxa fixa, dando ênfase na saúde.

O importante é observar que, ainda que a saúde e o bem-estar sejam a prioridade, você ainda terá a oportunidade de explorar os arredores. Haverá chances para fazer turismo, experimentar a cozinha local e interagir com os locais.

Tendo essas atividades em mente, os preços podem variar de acordo a localização, acomodações, bilhetes para festivais, passeios, aulas de culinária, atividades recreativas, seguro de viagem e transferências para o aeroporto.

Como você pode incorporar o bem-estar nos seus próprios planos de viagem

Conforme mencionado, há uma série de empresas que planejam viagens de bem-estar, cobrindo tudo.

Dito isto, essas viagens podem ser custosas e não ser viáveis ​​para a maioria dos viajantes.

Em vez de embarcar a mesma viagem planejada, você pode fazer o seu próprio planejamento para reduzir os custos. Isso pode ser tão simples como reservar uma aula de culinária de dois dias, inscrever-se para passeios de caiaque ou visitar um banho termal enquanto viaja.

Photo by Guillaume Bolduc on Unsplash

Tente se comprometer com, pelo menos, uma atividade de bem-estar por dia, mesmo que seja simples.

Quer algumas ideias?

Prepare lanches saudáveis para consumir durante os seus passeios, mantenha o hábito de beber bastante água, planeje um dia de spa relaxante (e não se sinta culpado por isso!), ou medite todas as manhãs.

Lembre-se, a chave para uma viagem de bem-estar é trabalhar nos aspectos da sua saúde pessoal que foram negligenciados e dedicar-se para melhorar isso.

Quais são os melhores destinos para uma viagem de bem-estar

Embora não haja um lugar certo para se concentrar em seu próprio bem-estar, certos destinos tendem a funcionar melhor. O ideal seria um lugar onde você possa se desconectar de todos os aspectos que te impedem de sentir bem-estar, enquanto aproveita a natureza e experimenta alguma paz e tranquilidade.

Você pode até ser apaixonado pelas grandes cidades, mas neste caso elas podem não ser a melhor opção para se concentrar em sua saúde

Enquanto isso, os cinco destinos abaixo são classificados no topo da maioria das listas de viagens de bem-estar:

  • Tailândia — o país é exótico, verde e exuberante no norte e oferece praias deslumbrantes no sul. Ambas as áreas são perfeitas para viagens de bem-estar;
  • Costa Rica — dentre caminhadas por pequenos vilarejos, natação e surf, as atividades de bem-estar são variadas e você não ficará sem ter o que fazer;
  • República Dominicana — dirija-se a um resort ecológico para participar de aulas de ioga, consumir alimentos frescos, visitar praias privadas ou desfrutar de um spa;
  • Nicarágua — está rapidamente se tornando um dos melhores locais para viagens de bem-estar, com vários resorts e retiros, como o de ioga e o de surf para mulheres;
  • Indonésia — existe alguém que não tenha ouvido falar das belezas de Bali? Talvez seja a hora de visitar pessoalmente.

Photo by Jared Rice on Unsplash

Você já realizou uma viagem como essas? Você acha que esse tipo de viagem é algo que você consideraria realizar no próximo ano? Compartilhe nos comentários!

Deixe um comentário